Desde que me entendo por gente que sei que os nossos super ricos detestam/desprezam os cidadãos pertencentes a classes sociais menos abastadas. Isso ocorre não só no Brasil, o repúdio é global!
No Brasil o elitismo (assim como o racismo, a homofobia dentre outros preconceitos) é sutil, silencioso. Ele se manifesta de formas discretas, sempre sem muito alarde. Mas essa DISCRIÇÃO discriminatória tem sido modificada com o passar do tempo.
A facilidade de se postar um vídeo na web, a simplicidade de construção dos orkuts, blogs, dentre outras redes sociais e o laconismo da febre do momento, o twitter, têm colaborado para o fim da sutileza da violência moral.
As pessoas hoje pensam muito menos no que falam, escrevem e gravam. Com isso acabam soltando impropérios como: "tenho horror a pobre..." ou "isso é coisa de pobre..." dentre outras aberrações midiáticas.
Ver certas "celebridades" (artistas que não fazem arte...) falarem esse tipo de coisa é até natural. Não podemos cobrar propagação de conhecimento útil de quem sobrevive exatamente do supérfluo.
Prova disso é que não me senti nem um pouco incomodado com os últimos tweets do Sr. Aguinaldo Silva(@AguinaldoSilva). Disse o novelista: "Deve-se ser rigoroso com os políticos de Brasília e condescendente com a população que adora votar neles? Acho que não: a culpa é do povo!".
Apesar de um colega meu, Fernando, ter achado a declaração do escritor um absurdo, pois um formador de opinião como ele jamais deveria ter uma visão tão estreita da sociedade, creio eu que o que ele disse é absolutamente normal. Não normal do ponto de vista de quem quer viver num ambiente social mais evoluído, pois temos que entender que o papel do Aguinaldo é exatamente esse, fazer as pessoas se odiarem, criar um ambiente de intrigas e concretizar o modelo de sociedade tão sonhado por alguns: o inferno na Terra. Ou seja o pensamento dele se coaduna com perfeição com a posição social que ele ocupa.
Mas o meu papel como cidadão é dizer a vc leitor, que isso não é verdade. Atribuir a culpa de todos os males sociais à quem não tem nem o que comer, a quem não tem onde morar e muitas vezes não terá oportunidade de mudar seu próprio destino é pura e simplesmente uma COVARDIA!
A população tem sim o seu papel de culpa, mas nós sabemos que quem tem poder (quem tem muita grana) utiliza todas as armas que tem para conseguir mais dinheiro e mais influência. Passando por cima dos interesses de quem quer que seja. Se tiverem que chutar o destino de um mendigo no lixo, não tenham dúvidas, eles vão fazê-lo!
Vamos nos amar mais, pois assim todos sairemos ganhando. Para isso é ideal que falemos menos asneiras, seja no mundo virtual, seja no real.
té +
Blog destinado à resolução de Questões de Concursos Públicos (área jurídica), comentários sobre as ações do governo, divulgação de novidades tecnológicas e de posições pessoais sobre questões diversas da vida em sociedade.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Parabéns Pelo texto...
Postar um comentário