Blog destinado à resolução de Questões de Concursos Públicos (área jurídica), comentários sobre as ações do governo, divulgação de novidades tecnológicas e de posições pessoais sobre questões diversas da vida em sociedade.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Quanto mais seguro vc se sente, menos vc valoriza os bens materiais.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de New Hampshire, pessoas que se sentem seguras acerca do amor que recebem e sobre a sua aceitação social tendem a dar menos importância (monetariamente falando) aos seus bens materiais.

A pesquisa foi conduzisa pelo professor assistente de Psicologia Edward Lemay e seus colegas da Universidade de Yale.

Lemay e seus colegas descobriram que pessoas com uma forte sensação de serem amadas e aceitas por outras, não são tão apegadas a bens materiais quanto as pessoas que se sentem inseguras no convívio social (pessoas que n se sentem aceitas).

Nos seus experimentos, os pesquisadores mensuraram o valor que cada pessoa atribuia a determinados bens, tais como cobertores e canetas.

Em determinados testes, uma das pessoas que não se sentia acolhida pelo seio social chegou a avaliar um produto com um valor 5 vezes maior do que o atribuído pela pessoa que se sente segura.

"As pessoas atribuem valores a objetos em virtude de estes poderem proporcionar uma sensação de proteção, segurança e conforto" explica Lemay. "Mas o que nós descobrimos foi que se as pessoas já se sentem amadas, seguras e aceitas pelas outras, que pode em consequência causar um sentimento de proteção, os valor dos seus bens, para elas, diminuirão."

Os estudiosos avaliam que os resultados deste estudo poderão ajudar pessoas com distúrbio de acumulação de bens.

"Esse estudo se torna relevante para entender principalmente porque tantas pessoas tem dependência por bens que que são muitas vezes inúteis. Ele também pode ser importante para entender porque alguns parentes frequentemente lutam por itens de propriedades que acham ser legitimamente deles e acharem que estes já estão inscritos em seus patrimônios. Os bens de herança provavelmente têm tanto valor em virtude da ameaça da morte associada a eles e que se contrapõe ao sentimento de segurança pessoal." relata Lemay.

Tradução: Giorgione Mendes.
Fonte: zeitnews.org

Nenhum comentário: