Blog destinado à resolução de Questões de Concursos Públicos (área jurídica), comentários sobre as ações do governo, divulgação de novidades tecnológicas e de posições pessoais sobre questões diversas da vida em sociedade.

sábado, 28 de maio de 2011

Novos painéis capturam até 95% da energia solar.

Eficiência é um problema com os painéis solares de hoje, pois eles só recolhem cerca de 20% da luz disponível. Agora, um engenheiro da Universidade de Missouri desenvolveu uma folha flexível que capta mais de 90% da luz disponível,com a qual ele planeja criar protótipos à disposição dos consumidores nos próximos cinco anos.

Patrick Pinhero, um professor adjunto no Departamento de Engenharia Química da universidade mencionada, diz que a energia gerada usando os tradicionais fotovoltaicos (PV), métodos de coleta de energia solar, é ineficiente, pois eles negligenceiam a maior parte do espectro solar disponível (luz solar) a eletromagnética. O dispositivo que sua equipe desenvolveu - essencialmente uma folha fina, moldável de antenas de pequeno chamado "nantenna" - pode colher o calor de processos industriais e convertê-la em electricidade utilizável. Sua ambição é estender este conceito a um dispositivo nantenna solar capaz de recolher diretamente a irradiação solar na região do infravermelho próximo e óptica do espectro solar. Trabalhando com sua ex-equipe no Laboratório Nacional de Idaho e c/Moddel Garrett, um professor de engenharia elétrica da Universidade de Colorado, Pinhero e sua equipe têm desenvolvido agora uma forma de extrair eletricidade e calor da luz solar coletada utilizando um circuito de alta velocidade elétrica especial.

Esta equipe também tem parceria com Dennis Slafer of MicroContinuum, Inc., de Cambridge, Massachusetts, parceria essa que pode resultar numa produção em larga escala e que seja acessível a uma grande quantidade de pessoas.

"Nosso principal objetivo é coletar e utilizar a energia solar quanto é teoricamente possível e levá-lo para o mercado comercial em um pacote barato que seja acessível a todos ", disse Pinhero. "Se for bem sucedido, este produto vai nos colocar ordens de valores à frente dos atuais tecnologias de energia solar que temos disponíveis para nós hoje."

Como parte de um plano de implantação, a equipe está garantindo o financiamento do Departamento de Energia dos EUA e de investidores privados. A segunda fase apresenta um dispositivo de captura de energia existentes de infra-estrutura industrial, incluindo o processo de calor, fábricas e fazendas solares.

Dentro de cinco anos, os pesquisadores acreditam que terão um produto que complementará os painéis convencionais de energia solar fotovoltaica. Por se tratar de um filme flexível, Pinhero considera que pode ser incorporado em produtos telha telhado, ou serem feitos sob medida para veículos de alta potência.

Uma vez que o financiamento estiver assegurado, Pinhero prevê várias aplicações comerciais para o produto incluindo a detecção de infravermelho (IR). Estes incluem a melhoria do contrabando de identificação de produtos para os aeroportos e de computação, ótica militar, telecomunicações e infravermelho linha de visão etc.

Tradução: Giorgione
Fonte: ZeitNews.org

Nenhum comentário: